sábado, 17 de novembro de 2012

Monstro de Espaguete Voador Seja Louvado!


Olá pessoal! Eu sei, estive ausente por um bom tempo. Mas eu tenho uma explicação! Eu estava sem computador e por isso, minhas atividades "internetísticas" foram prejudicadas. Entretanto, agora eu tenho um computador e pretendo atualizar esta "bagaça" com alguma frequência. Dito isso, vamos para o post de hoje que é sobre o fato de a frase "Deus Seja Louvado" ter sido retirada das cédulas do nosso querido real... Confira...



Primeiramente, vamos com uma minúscula aula de história: A tão infame frase "deus seja louvado" foi introduzida nas cédulas durante o governo de Sarney, em torno de 1986. Ou seja, estamos com este assunto pendente há 26 anos! Chega de história, vamos voltar para a atualidade. Dia 12 de Novembro a Procuradoria da República de São Paulo pediu à Justiça Federal que a frase fosse retirada, e, foi concedido um prazo de 120 dias para as novas cédulas começassem a sair impressas sem este "defeito".

Dito isso, vamos explicar pra quem não sabe o que seria um estado laico: seria basicamente um estado no qual o governo deve se manter neutro no quesito religião, não impondo nada. Resumindo, é um estado sem religião. Mas como podemos ser um estado laico sendo que nossas próprias cédulas continham o "deus seja louvado"? Pois é, esse é o Brasil. Ou melhor, era! Agora temos um problema que já pode ser riscado do caderno. Um problema resolvido.

Existe um porém, grande parte das pessoas dizem que tirar isso das notas é uma grande perda de tempo e que o Ministério Público deveria se preocupar mais com a educação e segurança. Claro, existem milhares de coisas mais importantes do que isso, mas não dá pra simplesmente fazer tudo. Existem milhares de leis desnecessárias e o pessoal resolve reclamar justo quando é algo necessário. Incrível isso... Fora que não tem nem motivo de argumentar, o estado é laico portanto a frase é ilegal e fere diretamente a constituição.

“O Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa”

A sociedade, em grande parte, diz que esse problema nunca causou nenhum incômodo mas eu discordo totalmente. Toda vez que eu pego uma nota na mão sou obrigado a ver o quanto somos hipócritas, toda vez eu olho pra frase e me sinto um inútil por morar num país que nem segue as próprias leis. Por qual motivo eu deveria segui-las se nem ao menos nosso governo faz isso?

Vamos ver a oposição de cada um perante a isso e responder a cada um deles. O presidente da OAB-AM (Ordem dos Advogados no Amazonas), Fábio Mendonça disse:

“O ministério deveria utilizar o tempo com assuntos que interessa e é de importância para a sociedade. O Brasil tem como origem o catolicismo e não creio que ofenda nenhuma religião. Essa proposta visa chamar apenas a atenção da imprensa, já que a frase compõe as notas a muitos anos, tornando-se tradicional”

Primeiramente, tendo origem ao catolicismo ou não, a lei diz claramente que o estado é laico, logo, seu argumento é inválido pois tem sim, importância para a sociedade. Segue aquele princípio que falei acima, se nem nosso governo segue as leis, porque nós deveríamos? Seguindo com o texto, ele diz que não crê que ofenda nenhuma religião. Pois bem, digamos que eu seja adepto a Pastafarianismo (religião do Flying Spaghetti Monster) [Que já foi mencionado aqui no blog], minha crença não é de "deus" e por isso, irá me ofender. Logo, mais uma vez, este ser está errado. Depois ele termina falando que se tornou uma tradição, mas isso é só mais uma asneira, afinal, tradição ou não, está infringindo a nossa querida lei. Vamos partir para o próximo, esse já foi vencido.

Cida Castro, Professora da CMPM (Colégio Militar da Polícia Militar) e espírita disse:

“Não me incomoda a frase na cédula de dinheiro, o que me incomoda é a falta de preocupação com os problemas que a nossa sociedade passa. O investimento na troca das cédulas poderia ser utilizado na melhoria das cidades. Cada religião tem o seu Deus e não vejo agressão a nenhuma religião, até porque a citação não vem assinada dizendo que foi um pastor ou um padre”

Vejamos aqui, o próprio Ministério Público Federal disse que não haveriam gastos ao cofre público. Veja:

"A ação pede, em caráter liminar, que seja concedido à União o prazo de 120 dias para que as cédulas comecem a ser impressas sem a frase, anunciou nesta segunda-feira (12) a procuradoria. Dessa forma, a medida não gerará gastos aos cofres públicos, diz o Ministério Público Federal em São Paulo."

Desta forma, seu argumento, Cida, está inválido. Perceba que depois ela fala que cada religião tem seu deus, mas o estado é laico e devemos introduzir na equação pessoas que não tem religião e que não acreditam em deus (es). Logo, novamente, seu argumento foi invalidado, e por sinal, foi um argumento muito ignorante. Próximo.

Agora vem uma parte interessante, Valdir Mota, um pastor evangélico dando provas concretas de que não sabe argumentar, confira:

“Na medida há vários questionamentos, a questão religiosa e a questão política. Será que as pessoas reverenciam o que está escrito nesta frase? ou apenas colocaram o nome lá? O Brasil é um país religioso e na maioria das religiões acreditam e Deus. Não acredito que ofenda os ateus, já que há uma forte ligação entre as religiões, independente de qual religião você siga”

Veja só, obviamente, reverenciam, pois como você mesmo disse, o brasil é um país religioso. Mas pera aí, o estado é laico. Decida-se, Valdir. Ou o país é laico e não reverenciam, ou é um país religioso e as pessoas reverenciam a frase. Ele se contradiz, nem preciso argumentar. Ele não acredita que ofenda os ateus, mas não explica o motivo. Logo, tudo que o pastor fez foi falar, falar, mas acabar não falando nada.

Resumindo, o estado é laico e retirar esta frase estúpida é um direito nosso que a princípio nunca deveria ter sido quebrado. Ponto final!

Agora veja dois vídeos super supimpas sobre o assunto:

Primeiramente, do grande Cauê:



Agora o vídeo do Clarion:



Mas e você? O que tem a dizer sobre isso? Não gostou? Quer xingar a minha mãe e provar o quanto é ignorante? Você já sabe onde ir! Então é isso, nos vemos na próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário