domingo, 7 de setembro de 2014

Filmes interessantes de 2014 #1


Essa é a primeira edição desse post que terá como intuito mostrar os filmes desse ano que achei mais interessantes e focar justamente no que achei curioso. Essa edição conta com os filmes: "Planeta dos Macacos: O Confronto", "Guardiões da Galáxia" e "Locke", com direito a spoilers de cada um deles.


Planeta dos Macacos: O Confronto

Existiu uma semana nas minhas férias na qual eu assisti todos os filmes (tirando o de 2001) intitulados "Planeta dos Macacos". É algo que eu recomendo pra todos, pois isso aumentou a forma com a qual eu apreciei este filme novo. Existem várias "mini" referências aos filmes antigos, tais como:


- Os orangotangos nos filmes antigos eram os detentores do conhecimento, eles inclusive tomavam conta do conselho e do tribunal. Se você parar pra observar a foto acima, verás que tem um orangotango se aproximando de uma figura humana. Esse orangotango é Maurice e, a criança (Alex) está com um livro. O que acontece nessa cena é que ocorre um interesse por parte do símio pela literatura, o que provavelmente culminaria nessa supremacia dos orangotangos nas posições de alto calão da sociedade primata.

- Essa referência é bem "minúscula", mas eu achei que foi feito de propósito. Nos filmes antigos, existe um casal de macacos (Zira e Cornelius) que ajudam muito o humano, (Taylor) que seria o personagem principal. Nesse filme, existe um casal de humanos (Malcolm e Ellie) que ajudam muito o Caesar, que é o personagem principal. Como eu disse, é algo minúsculo mas que remete muito aos primeiros filmes.

- A trilha sonora tem um aspecto típico de filmes dos anos 60-70.

- A famosa cena de "Ape shall not kill ape" (traduzindo banalmente: Macaco não matarás macaco) do filme "Battle for the Planet of the Apes" teve uma parte reproduzida bem no final do filme, na briga entre Caesar e Koba. Essa parte é a frase "Ape shall not kill ape" repetida diversas vezes.

Existem também diversas outras referências ainda menores, como nomes de personagens homenageando atores antigos entre outras. O que chama a atenção nesse filme, além de tudo isso, e claro, de ser um filme excelente, é a conclusão de Caesar, de que humanos e macacos não são tão diferentes assim, apesar de um ter mais pelos do que o outro no corpo. Isso nos leva a uma reflexão de que sendo macaco, humano, ou qualquer outra coisa com inteligencia, sempre haverão aqueles que querem o mal e, sacrifícios serão necessários para proteger os que a nós são semelhantes. O sacrifício foi Koba e o princípio de "macaco não matarás macaco". Por esses e outros motivos (dos quais não sou capaz de me lembrar pois vi o filme quase um mês atrás), considero este um dos melhores e mais interessantes filmes de 2014.

Guardiões da Galáxia

Logo antes da semana de estréia, eu botei na minha cabeça que iria ler todos os quadrinhos dos Guardiões da Galáxia e, foi exatamente isso que eu fiz. Li todas as edições da série que foi de 2008 até 2010 e, apesar de não serem todas as aparições da equipe nos quadrinhos, foi o suficiente para me dar uma boa base sobre os personagens e a história. O interessante no filme é como eles foram capazes de captar a essência de cada personagem, sem exagerar muito ou sem retirar muitos elementos. Encontraram a medida certa para cada um.


Groot - Apesar de virar um queridinho do pessoal, Groot sempre foi um personagem adorável, apesar de poder ser bem assustador vez ou outra. O menino tronco nos quadrinhos só foi compreendido por um cientista de um mundo remoto, enquanto nos filmes, Rocket assume o papel de "tradutor", o que deixa mais fácil para todo mundo entender a relação dos dois, coisa que também veio dos quadrinhos. Nesse caso eles adicionaram alguma coisa ao personagem, que foi uma maior personalidade.


Rocket Raccoon - Um maníaco assassino que ama bombas tanto quanto ama fazer piadinhas. A parte do maníaco assassino foi meio que deixada de lado, visto que assim é mais fácil para os fãs se sentirem seguros gostando do personagem, principalmente a criançada. Sendo o mestre das piadinhas, tais como "Preciso da perna daquele cara", é fácil ver o personagem virando o preferido de muita gente, visto que ele é quase tão adorável quanto o Groot, entretanto, muito mais engraçado, e ainda assim ativo na ação. Tem de tudo um pouco nesse personagem,


Drax - O meu preferido dos quadrinhos. Acho que aqui a Marvel vacilou um pouco. Nas HQs vemos Drax como um ser frio, agressivo, brutal, mas no filme vemos ele mais apanhando e se fazendo de bobo do que qualquer coisa. A primeira briga dele pra valer já é contra o Ronan, que é o vilão principal do filme. Tudo bem, precisamos entender que o cara é forte, mas pra primeira briga deveriam dar uma moral pro Drax, praí sim ver ele apanhando de alguém poderoso, dando ainda mais poder pra ele. O fato de Drax não entender as piadinhas foi legal, achei que foi um toque mais suave pro personagem parecer mais frio. Na minha opinião o personagem que mais perdeu sua essência, mas, ainda assim, ficou bem bacana. Ainda mais o visual. Bautista Detonou nessa.


Gamora - A mulher mais letal não letal do universo. Digo isso pois nos quadrinhos ela é uma assassina sangue frio, e no filme vemos um lado muito mais suave e susceptível à mudanças, tais como as investidas de Peter Quill. É a mesma coisa com Drax, não dá pra criar um assassino no cinema sendo que o filme é livre pra todas as audiências. Só o fato de um personagem ser sangue frio já deixa o filme inviável para criançada, logo, entendo a mudança e não reclamo. Aliás, só estou comparando o filme com os quadrinhos pra mostrar uma base da essência do personagem inicialmente. Eu acho ótimo essas mudanças, caso contrário, nem precisaríamos do filme. Se fosse pra ser 100% fiel era só ler o quadrinho de novo.


Peter "Starlord" Quill - O galã atrapalhado do filme. Devo dizer que aquela introdução foi excelente. Ele num mundo desolado, cantando e dançando ao som de sua musiquinha e tudo mais, bem bacana. A história dele também é muito legal. Ver como ele sempre carrega consigo a fita que sua mãe lhe deu e, como corre atrás dela quando eles vão fugir da prisão é um toque bem humanista ao personagem. É como a maioria de nós lidamos com a perda de algum ente querido. Por qual motivo você acha que as pessoas guardam as cinzas de alguém em uma daquelas urnas extremamente caras? Pra ainda sentir uma leve sensação de que a pessoa ainda não se foi por completo. A fita era o porto seguro de Peter, assim como as cinzas são o porto seguro de muitas pessoas. Não só a fita, como também o presente e, no fim, ele acaba finalmente se desapegando, e abrindo, e pra sua surpresa tem outra fita. Um detalhe muito legal da equipe de roteiristas.

O filme é divertido, cheio de ação, engraçado, tem personagens bem criativos e, ainda por cima tem a aparência de Thanos. Como é que esse poderia não ser um dos melhores filmes de 2014? A única crítica que tenho a fazer são os alienígenas humanoides que aparecem no filme todo. Quase não vemos nenhum alienígena bizarro e grotesco, só maquiagem aqui e maquiagem acolá. Por fim, também existem diversas referências aos quadrinhos, tais como a aparência de Cosmo, o cachorro astronauta e, o casulo de Adam Warlock, entre outras coisas...

Locke


Tom Hardy É um dos meus atores prediletos. Sua atuação é sempre brilhante e, é um dos poucos que eu faço questão de assistir todos os filmes, justamente por terem uma premissa diferente. Locke É o nome do personagem e, durante o filme todo ele fica em seu carro, fazendo ligações e interagindo consigo mesmo. É essencialmente um filme de um homem só, visto que só ele aparece. O que acontece, resumidamente, é que Locke traiu sua mulher com outra, e essa acabou por ficar grávida. O personagem então procede para presenciar o nascimento dessa criança, pois ele quer fazer o que é certo, quer arrumar o seu erro, diferente de seu pai. Acontece que é a véspera de uma entrega muito importante de concreto em seu trabalho e, ele é o encarregado para que tudo dê certo. Sua ausência então se torna um grande problema para seu chefe. Durante o caminho para o hospital, Locke tem a incumbência de acalmar a grávida, resolver os problemas relacionados ao concreto e interagir com sua família. Tudo isso com o auxílio de um telefone embutido no carro.

Conforme o filme vai passando, você se pega imaginando em todos os tipos de respostas que poderiam ser dadas caso você estivesse naquela posição. Como você reagiria, caso fosse o chefe que perdeu seu melhor empregado por um motivo pessoal "idiota", ou se fosse uma mãe de família que descobriu que foi traída por seu marido, e por aí vai. Me peguei também imaginando por qual motivo teria Locke traído sua mulher, sendo uma pessoa tão metódica. O que você recebe são fragmentos da história, e o resto quem preenche é você. Sabemos que ambos estavam sozinhos e solitários, que a mulher era uma pessoa muito triste, e que esse bebê poderia mudar a vida dela, mas, pense por um segundo. Se você tivesse uma esposa te esperando em casa e dois filhos, arriscaria perder isso só para tentar fazer uma mulher feliz? Ainda mais com uma coisa tão pessoal como sexo? Eu acho que não, né? Devido a essa péssima escolha, vemos o personagem sofrer, tentando lidar com a possível separação entre ele e sua família, assim como vemos ele sorrir quando consegue resolver com êxito um problema do trabalho.

"Locke" Não é um filme para muitos. Se você está apto a ver algo diferente, fora dos padrões, é possível que goste, mas muitas pessoas não irão gostar pelo simples fato de só termos conversas em um período de 85 minutos. E isso é completamente entendível. Gostando ou não, não se pode negar que tem uma ideia bem interessante por trás.

Espero que tenham gostado do post e como sempre, não se esqueçam de comentar caso queiram discutir sobre algo que falei ou deixei de falar. Até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário